segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Alguns sistemas pedagógicos interessantes para a Educação Infantil

Montessori

A pedagogia montessoriana relaciona-se à normatização (harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
- O método montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção; a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
- O material criado por Montessori tem papel preponderante em seu trabalho educativo: cinco grupos de materiais didáticos: exercícios para a vida cotidiana, sensorial, de linguagem, de matemática, de ciências.

Celèstin Freinet

- Analisou de forma crítica o autoritarismo da escola tradicional e das propostas da Escola Nova.
- O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista como parte de uma comunidade.
- As atividades manuais têm tanta importância quanto as intelectuais.
- A escola por ele concebida é vista como elemento ativo de mudança social e é popular, por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.

Movimento da Escola Moderna em Portugal

O Movimento da Escola Moderna (MEM) assenta-se em um projeto democrático de autoformação cooperada de docentes.
De uma concepção empirista de aprendizagem assente no ensaio e erro evolui para uma perspectiva de desenvolvimento das aprendizagens, por meio de uma interação sociocentrada, radicada na herança sociocultural.
A escola define-se como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e de solidariedade de uma vida democrática.
Os educandos devem criar, com seus educadores, as condições materiais afetivas e sociais para que, em comum, possam organizar um ambiente institucional capaz de ajudar cada um a apropriar-se dos conhecimentos, dos processos e dos valores morais e estéticos gerados pela humanidade no seu percurso histórico-social.

Reggio Emilia (Itália)

Loris Malaguzzi, conceito de cem linguagens, trabalhos com projetos, documentação pedagógica, artes - ateliê, participação da família, REMIDA

Currículo High-Scope

- Situa-se no quadro de uma perspectiva desenvolvimentista para a educação de infância, iniciada da década de 60, por David Weikart, psicólogo americano e presidente da Fundação de Investigação Educacional High-Scope, em Michigan.
- Modelo piagetiano de orientação cognitivista e construtivista.
- Piaget apresenta a criança pequena como um ser que constrói o seu desenvolvimento cognitivo nas ações sobre as coisas, as situações e os acontecimentos.
- Essa situações educacionais devem acontecer em “campos de ação”.
- As crianças manipulam, exploram e descobrem os objetos de seu interesse em um espaço em que façam aprendizagens ativas.

Alguns educadores desenvolveram suas teorias, priorizando esse contato concreto da criança com o seu corpo e com o outro:

Henri Wallon

 A criança tem corpo e emoções - a afetividade tem um função primordial no desenvolvimento do ser humano - a criança, em suas mudanças fisiológicas, revela traços importantes de caráter e personalidade - fundamenta sua teoria em elementos que se inter-relacionam com a afetividade: movimento, inteligência, eu como pessoa.

Jean Piaget 

Os organismos vivos podem adaptar-se, geneticamente, a um novo meio e há uma relação evolutiva entre a pessoa e o seu meio- a criança reconstrói suas ações e idéias quando se relaciona com novas experiências ambientais- o conhecimento se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto.

Vygotsky 

O desenvolvimento da criança é produto dos estabelecimentos sociais e sistemas educacionais, como a família e a Igreja, que ajudam a criança a construir seu próprio pensamento e a descobrir o significado da ação do outro e da sua própria ação- a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento.

Winnicott 

A criança busca, ao participar de uma atividade lúdica, prazer, para mostrar agressividade, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade, para comunicar-se com as pessoas.

Benefícios das atividades lúdicas:

Assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, aprimoramento de habilidades, socialização.

Rotina na educação infantil

Organiza, dá segurança, estabilidade, dá continuidade na aprendizagem.
Não deve engessar o dia a dia, nem seguir a risca os componentes do RCNEI, porque eles são transversais.
Contem atividades permanentes (roda de conversa, história, alimentação, banho, descanso, etc.) e atividades com projetos ou sequências (exemplo – sequência de atividades com luzes e sombras).

Exemplo de rotina:

- acolhida
- café da manhã
- roda de conversa e música
- higiene
- exploração dos espaços (canto da casinha, dos jogos, das artes, etc)
- atividade do projeto ou seqüência
- suco
- brincadeiras no parque
- higiene
- almoço
- descanso
- higiene
- roda de história / ateliê / casinha / biblioteca
- lanche
- higiene /despedida