- Ao discutir as práticas de leitura na escola GERALDI (1996) propõe uma tipologia de leitura, baseada nas formas como os leitores se relacionam com o texto, as quais poderiam, segundo ele, inspirar práticas de leitura na escola.
- Leitura-busca-de-informação:
- Vai-se ao texto em busca de uma resposta a uma pergunta que já se tem.
- Trata-se de perguntar ao texto.
- A razão que leva a uma pessoa buscar em outros as suas posições e propostas é o querer saber mais e, dessas novas compreensões fazer uso.
- Leitura-estudo-do-texto:
- Vai-se ao texto para escutá-lo, para retirar dele tudo que ele possa oferecer.
- Este tipo de leitura confronta as palavras do autor com as do leitor.
- O querer saber mais aqui também é imprescindível.
- Leitura-pretexto:
- Vai-se ao texto para usá-lo na produção de outras obras, de outros textos.
- Qualquer texto, oral ou escrito, oferece oportunidades para se descobrir os mecanismos sintáticos da língua, embora não seja a descoberta de tais explicações sintáticas já prontas que legitimam esta atitude de uso do texto.
- Leitura-fruição:
- Vai-se ao texto livre de perguntas prévias.
- Não é a imediatez a linha condutora dessa relação com os outros, mas a gratuidade do estar com os outros e com eles constituir-se que orienta esse tipo de leitura.
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