quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As principais ideias educacionais de Durkheim e Weber

- Ao longo do desenvolvimento histórico, os homens produziram uma série de forças que os auxiliaram a satisfazer suas necessidades, organizar suas vidas e proporcionar as condições mínimas para entender suas ações.
- Cada sociedade produziu condições específicas para sua reprodução e também um conjunto de idéias próprias para auto explicarem-se.
- Foi exatamente tentando entender as necessidades de suas sociedades que Max Weber e Émile Durkheim produziram um conjunto de idéias nas quais abordavam-se vários aspectos das sociedades de suas épocas, incluindo-se aí, a Educação.
Émile Durkheim, primeiro pensador a sintetizar as chamadas “regras do método sociológico”, estudou a sociedade do final do séc. XIX para auxiliar na organização e desenvolvimento da mesma. Fundador da Sociologia, este autor recebeu influência.
- Apoiando-se nas teses positivistas herdadas de Comte, Durkheim compara a sociedade à natiureza na medida em que afirma que esta é um grande organismo.
- Para ele, a sociedade organizava-se (tal qual o corpo) através da divisão solidária de seus membros, tendo cada qual uma função a cumprir.
- Cada membro conheceria sua “função” na sociedade através da internalização dos valores, costumes, hábitos e tradições do seu grupo social. Esses valores (chamados de fatos sociais) deveriam sempre ser transmitidos aos indivíduos pelo poder coercitivo das Instituições Sociais (família, Estado, Igreja, Escola) de cada sociedade.
- Uma vez “que os valores não se internalizassem ocorreria uma quebra na solidariedade social” daí o papel da Educação Moral para auxiliar na divisão do trabalho social.
Max Weber, assim como Durkheim, procurou responder aos problemas de sua época. Partindo de pressupostos diferentes, Weber da ao indivíduo um papel preponderante na construção da sociedade. Para ele, ao contrário do que pensa Durkheim, não é a sociedade que impões de fora para dentro os valores e costumes adquiridos pelos indivíduos. São os indivíduos que através de suas ações constroem a sociedade e formam seus valores (ação social e ethos particular respectivamente).
- Para ele todos os indivíduos são dotados de uma vocação para o acúmulo e por conta disso agem na busca do lucro, ainda que não monetário.
- Essa vocação cria uma série de ações que ao se orientarem para o acúmulo foram capazes de gerar um ethos que auxiliou o desenvolvimento do Capitalismo.

Para saber mais faça o download da apostila 3 - Sociologia da Educação - RODRIGUES, Alberto Tosi.pdf

Sociologia da Educação - 2º Bimestre – 1º Semestre

2 comentários:

  1. Muito bom! Mas teria como dizer quais sao as ideias principais de cada livro dele?

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    1. Infelizmente não, pois ainda não tive a oportunidade de ter contato com este material e sim com alguns textos indicados no curso que podem ser visualizados, ao clicar no link apresentado no fim do texto, que direciona para a apostila utilizada.

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