terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vícios de Linguagem

Ambiguidade ou Anfibologia: É o uso de uma frase de duplo sentido.
Ex: Minha avó foi á feira com a minha mãe, que precisava comprar frutas.

Barbarismo: Consiste no uso errado da pronúncia, da forma ou da significação de uma palavra.
Ex: Meu pai comprou uma casa germinada.
O senhor faz um transtorno alia no próximo semáforo.
Concordância (concordata); Rúbrica (Rubrica); Gratuíto (Gratuito)

Cacofonia ou Cacófato: É o uso de palavras que formam som desagradável ou sentido ridículo, quando unidas em uma frase.
Ex: Esse não é o livro que queria ler.
Fui passear de patins sem proteção e caí. Desde então, uso todos os equipamentos de segurança.

Estrangeirismo: É o uso de palavras ou expressões estrangeiras.
Ex: Você está muito down hoje.
Vou dar um up no meu visual.

Pleonasmo Vicioso: Consiste no uso de formas redundantes.
Ex: O menino subiu para cima já faz tempo.
Descer para baixo; entrar para dentro; Sair para fora.

Solecismo: É o uso inadequado de concordância, regência ou colocação.
Ex: Fazem dez anos que trabalho aqui.
A maioria da população são de mulheres.

Um comentário:

  1. Sempre estou me policiando para evitar esses errinhos e acabo sendo chato com os outros tentando ensiná-los. Mas sempre é bom ouvir um português bem falado, bem utilizado. Afinal, é nossa língua mãe e deve ser respeitada.

    Parabéns pelo blog.
    Sucesso na sua vida profissional como pedagoga (:

    Beijos
    http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)