terça-feira, 26 de junho de 2012

Múltiplas Linguagens

Múltiplas Linguagens è lugar fundamental no desenv. infantil / cumprem papel de mediadores das várias relações entre os sujeitos / interação das crianças com a natureza e com a cultura à construindo sua subjetividade e constituindo-as como sujeitos sociais.
História da Humanidade è a partir das necessidades: criação de sistema de signos e símbolos, de formas de representar/evocar/tornar presente o que não estava ausente / criação de sistema numérico e de medidas
à vida em sociedade: comunicação entre os pares e agir no mundo.  / relação entre sujeitos sociais.
à processos  pessoais:  possibilidade de reflexão, de compreensão e elaboração da experiência / organização de idéias e da consciência de si mesmo.
A criança, de certa forma, reconstrói o caminho percorrido pela humanidade ( se apropria do que já foi construído e é utilizado e também reinventa/transforma).

Múltiplas Formas:  Oral / Corporal ou Gestual  / Plástica / Visual /  Brincar / Musical / Escrita / Virtual.
a)   Oral
b)   Corporal ou Gestual à o desenv. Físico-motor possibilita uma mudança significativa nas relações com o outro e com o mundo:  construção da autonomia  e da capacidade de compartilhar significados com o mundo social e natural / possibilidades de deslocamento / perspectiva de autocuidado.
 à a criança apropria-se dos gestos e repertório das atividades culturais relacionados ao movimento, que lhe permitem a realização de ações e procedimentos, bem como compreender idéias, sentimentos e desejos. Essas apropriações ocorrem nas relações sociais e afetivas com os sujeitos da cultura e nas relações com a natureza ( constituição de sujeito social e natural).
 c)    Brincar à uma das formas privilegiadas da criança se expressar, se relacionar, descobrir, explorar, construir significados ao mundo.
àÉ uma atividade voluntária , aprendida social e culturalmente. Regida pela Imaginação e por regras próprias de organização.
à construção da sua subjetividade, constituindo-se como sujeito humanos em determinada cultura.
à a capacidade de brincar se constrói na relação entre o biológico e o social.
à desenvolve a capacidade de abstração / expressão de desejos, sentimentos e tensões.
à espaço de expressão da aprendizagem.
 d)    Plástica e Visual à  na interação com os sujeitos sociais, a criança utiliza o desenho, a ilustração, a pintura, a escultura, a construção, a fotografia, o cinema, a computação gráfica como formas de construir arte, de expressar e compreender sentimentos, idéias, sensações, desejos.
à forma de representação do mundo infantil e do adulto que dá oportunidade para a criança se organizar internamente.
à a forma de utilização dependerá das experiências de vida, possibilidades cognitivas, afetivas e motoras / conhecimento dos signos, símbolos, suporte materiais, instrumentos e procedimentos próprios dessa linguagem.
e)     Musical à expressão de sentimentos, sensações, idéias e o compartilhamento de sigdos / formação humana.
à desde a vida intrauterina  o sujeito é exposto a sons, ritmos e melodias à aspectos também culturalmente vivenciados.
è  1ª seleção/apresentação musical é feita pela família / grupo formador das preferências musicais.
è  Música = objeto de conhecimento e forma de expressão.
f)     Escrita à sist. de representação com símbolos, sinais e normas, convencionados em cada contexto social, histórico e cultural.
  à objeto de conhecimento dinâmico e complexo, cuja aprendizagem envolve a apropriação e a reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sist. alfabético de representação.
à nas situações de interação com o outro e/ou com o meio a criança presencia e participa de momentos nos quais se torna necessário lidar com informações gráficas/escritas (entre outros exemplos...se deliciar com história e poesias).
à Contato com diversos tipos de textos/estruturas textuais necessários a alguma forma de interlocução por meio da escrita, apropriando-se progressivamente de seus usos e funções e de suas estruturas próprias (Magda Soares = LETRAMENTO)
à Diversas funções sociais da escrita.
à Diferenças entre a Linguagem Oral e a Linguagem Escrita.
à Antecipação do significado do texto.

Leitura - Decodificação

Leitura - Compreensão

- Diversificar materiais de leitura (Tipologia Textual)
- Materiais de leitura ao alcance das mãos: brincar, manusear, folhear.
- Dialogar com os textos escritos.
- Diferenças entre as partes do livro.
- Movimento de leitura, em nossa língua (da esquerda para a direita).
- Relacionar as leituras com os fatos da vida dos leitores.
- Apresentar, sistematicamente, as referências bibliográficas.
- Criar “rituais” de leitura: tempo, espaço.
- Criar efeitos sonoros / visuais para chamar a atenção (sonoplastia, onomatopéias, suspense) e Estabelecer conexões entre a oralidade e a escrita ( tipos de discursos).
- Criança recontar oralmente a história à Linguagem Oral.

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