quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tipologia de Leitura - GERALDI (1996)

- Ao discutir as práticas de leitura na escola GERALDI (1996) propõe uma tipologia de leitura, baseada nas formas como os leitores se relacionam com o texto, as quais poderiam, segundo ele, inspirar práticas de leitura na escola.

- Leitura-busca-de-informação: 

- Vai-se ao texto em busca de uma resposta a uma pergunta que já se tem.
- Trata-se de perguntar ao texto.
- A razão que leva a uma pessoa buscar em outros as suas posições e propostas é o querer saber mais e, dessas novas compreensões fazer uso.

- Leitura-estudo-do-texto: 

- Vai-se ao texto para escutá-lo, para retirar dele tudo que ele possa oferecer.
- Este tipo de leitura confronta as palavras do autor com as do leitor.
- O querer saber mais aqui também é imprescindível.

- Leitura-pretexto: 

- Vai-se ao texto para usá-lo na produção de outras obras, de outros textos.
- Qualquer texto, oral ou escrito, oferece oportunidades para se descobrir os mecanismos sintáticos da língua, embora não seja a descoberta de tais explicações sintáticas já prontas que legitimam esta atitude de uso do texto.

- Leitura-fruição: 

- Vai-se ao texto livre de perguntas prévias.
- Não é a imediatez a linha condutora dessa relação com os outros, mas a gratuidade do estar com os outros e com eles constituir-se que orienta esse tipo de leitura.

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"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)