quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aprendendo com as superdicas


Com esse livro, podemos aprender como nos prepararmos para uma apresentação em público e até mesmo em conversações do dia a dia. Para ter sucesso com a nossa apresentação devemos criar a introdução e desenvolver os assuntos que serão abordados, não esquecendo da conclusão. Quando estivermos diante da platéia, antes do início da apresentação devemos esclarecer qual é o assunto que vamos abordar para situar o público e chamar a sua atenção para nossa linha de raciocínio.

Para apresentar-se e desenvolver com êxito o tema que será tratado é preciso ter conhecimento prévio do assunto, pois assim nós conseguimos nos sentir seguros na hora de falar sobre algo que dominamos, treinar respostas para possíveis perguntas também ajuda, por isso é sempre bom ler os jornais, revistas e livros para estar bem informado sobre tudo que acontece no mundo. Para lembrar dos pontos mais importantes a serem falados podemos elaborar roteiros com palavras-chave que nos permitam seguir o planejamento feito anteriormente.
Durante nossa apresentação devemos adequar o vocabulário ao grupo social para evitar qualquer mal entendido e sempre manter a postura, caminhar e se direcionar na direção do público para enfatizar algum argumento, manter o contato visual para certificar-se da compreensão da platéia. Ilustrar a mensagem que transmitimos, assimilando com fatos conhecidos do grupo social ao qual nos dirigimos ou até mesmo a fatos que já aconteceram ou vivemos no nosso cotidiano, situações do dia a dia que temos em comum com o público para facilitar o entendimento, criando um certo grau de intimidade e confiança para ambas as partes.
Quando for o momento de encerrar a apresentação podemos fazer uma breve síntese de tudo que foi dito, dando liberdade para o esclarecimento de dúvidas e agradecer a colaboração de todos.

Referências:
Superdicas para falar bem em conversas e apresentações / POLITO, Reinaldo. São Paulo: Saraiva, 2005.

Comunicação e Expressão - Resumo para Atividade Complementar

11 comentários:

  1. O livro é bom, mas introduzir esses métodos no nosso dia a dia que é difícil rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cátia
    os meus professores sempre dão essas dicas pra fazer redação...de ler jornal, revista, mas o pessoal só quer saber de orkut menina..hahah aí na hora de fazer uma redação se lasca heheh
    obrigado por comentar no meu blog e a letra da música q vc comentou se chama LIVRE ARBÍTRIO da jozyanne...é linda mesmo. Amei seu blog, principalmente a matéria sobre o Egito...eu gosto de histórias envolvendo países diferentes.Já sou sua seguidora hehe

    Bjinhus e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade rsrsrs a gente só quer saber de orkut, msn... mas não podemos nos acomodar nesses hábitos. Adorei a music, vou baixar!Bjos e obrigada pela visitinha, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm tive que ler e fazer um trabalho desse livro...

    ResponderExcluir
  5. Coincidência ou uma grande conspiração do corpo docente? rsrsrs brincadeira... acho que minha profª de Comunicação já indicou esse livro para todos os alunos... nós ganhamos conhecimento e o autor engorda um pouquinho mais sua conta bancária rsrsrs

    Glauber adorei o seu blog e sua visita... apareça sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá Kátia,

    "Marx" é seu real sobrenome? Uma indicação de que você é marxista? Ou alguma outra coisa?

    ResponderExcluir
  7. Nem uma coisa, nem outra rsrsrs é só uma adaptação do meu sobrenome... e o meu nome é Catia com "C".

    ResponderExcluir
  8. como sempre postagens de alto nivel, criativo e informativo,seguir todas essas dicas não são tão fáceis, porém com certeza ajudarão e muito!

    ResponderExcluir
  9. Oi preciso desse livro pois minha faculdade nos pede muito trabalho complementares.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)