terça-feira, 25 de setembro de 2012

Currículo para a Educação Infantil


“As linguagens da criança”

Um currículo de Educação Infantil deve ser elaborado, levando em conta todas as linguagens da criança.Cabe ao professor conhecer as regularidades do desenvolvimento da criança, para poder organizar, intencionalmente, as experiências formativas. O Brincar e a Arte são formas fundamentais de interação humana, de aprendizagem, de envolvimento afetivo.

Currículo para a Educação Infantil¹

Tem predominado nos currículos para a educação infantil estas tendências: áreas de desenvolvimento, áreas do conhecimento, calendário de eventos, rotinas padronizadas, contextos educativos e linguagens:
Áreas de desenvolvimento: modelo curricular definido a partir dos campos de observação da psicologia do desenvolvimento oferece, de modo progressivo, atividades ligadas às áreas de desenvolvimento (motora, afetiva, social e cognitiva) para possibilidade de desenvolver habilidades e competências. 
Áreas do conhecimento: modelo das disciplinas escolares do ensino fundamental e médio. e que prioriza, portanto, a informações de listas de conteúdos - lineares e gradativos - e respectivas atividades.
Calendário de eventos: organização curricular determinada pelo calendário religioso, civil e comercial. São as datas comemorativas que preenchem as propostas de atividades.
Rotinas padronizadas: objetiva controlar a disciplina e ensinar as crianças a obedecer. “É muito mais um currículo para a submissão, para o disciplinamento dos corpos, das mentes e das emoções. 
Linguagens: na educação infantil “as linguagens mais enfatizadas são, principalmente, as das artes visuais, do corpo e do movimento, da música, da literatura, da linguagem oral, do letramento, da natureza e da sociedade”. As linguagens são o que mais se aproxima da multidimensionalidade das crianças, pois “ocorrem no encontro de um corpo que simultaneamente age, observa, interpreta e pensa num mundo imerso em linguagens, com pessoas que vivem em linguagens, em um mundo social organizado e significado por elas”. A oralidade tem papel central nas experiências iniciais da criança e “a brincadeira, como experiência de cultura e como forma privilegiada de expressão da criança”.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (CNE/CEB 05/2009) definem que:
Art. 8º A proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
§ 1º Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
I - a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
II - a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança; [...]
A LDB/1996 define que a educação infantil não tem função preparatória para o ensino fundamental, o que enuncia a criação de currículos que rompam com a lógica da fragmentação dos conhecimentos em campos disciplinares e considerem as características da educação para crianças: a indissociabilidade do cuidar e educar, a ludicidade como expressão da própria infância, a convivência com outras crianças, a organização de espaços que respeitem o que é peculiar da faixa etária e a responsabilidade partilhada entre a família, a escola e a sociedade, na educação da criança.
Princípios da educação infantil: - diversidade e singularidade; democracia, sustentabilidade e participação; educar no cuidar; ludicidade, brincadeira e estética.
PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: Para a pedagogia da infância, a criança é construtora das práticas e vivencia o repertório cultural, experimenta e expressa sentimentos, é percebida como um sujeito que tem corpo, mente e sentimentos, faz parte de uma família e de uma sociedade, que tem direito de viver plenamente sua infância num espaço de educação infantil onde seus saberes e sua cultura são respeitados.


As Cem Linguagens da Criança

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.


Loris Malaguzzi





¹  SILVA, Viviane Aparecida. Análise da implantação de um currículo para a educação infantil no Centro Social Marista Itaquera: Desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação: currículo) Pontifícia Universidade Católica – PUCSP.. São Paulo, PUCSP, 2010.

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