quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relatório de Filme - O Estudante

Ficha Técnica


Título: O Estudante/ Original: El estudiante 
Diretor: Roberto Girault 
Elenco: Jeannine Derbez, Cuauhtémoc Duque, Pablo Cruz, Jorge Lavat, Norma Lazareno, Daniel Martínez, Siouzana Melikian, Jorge Luis Moreno, Cristina Obregon, José Carlos Ruiz, Silvia Santoyo
Duração: 96 min./ Ano: 2009 
País: México/ Gênero: Drama 
Distribuidora: Califórnia Filmes 
Sinopse: Chano (Jorge Lavat) tem 70 anos e resolveu se inscrever para cursar Literatura na faculdade. Com isso ele passa a lidar com os jovens, um universo bastante diferente do qual está acostumado. Entretanto, sempre tendo Dom Quixote como exemplo maior, ele enfrenta as barreiras causadas pela diferença de idade e faz novos amigos. Até que um dia um acontecimento inesperado o atinge em cheio, fazendo com que seus novos amigos tenham que auxiliá-lo.


O Estudante: Uma demonstração de amor ao conhecimento


O personagem Chano decide voltar a estudar e inscreve-se no curso de Literatura, podemos acompanhar no filme que ao cogitar a possibilidade de tal feito Chano se vê intimidado pela filha que acredita que o pai fará papel de ridículo ao retornar aos estudos com 70 anos de idade. A esposa a princípio não concorda com a decisão tomada pelo marido porque desejava desfrutar junto a ele o tempo lhes restava, mas no decorrer da história mostra-se companheira e motivadora, a mesma o acompanha na efetuação de sua matrícula, episódio em que novamente é vítima do preconceito da atendente que o indaga sobre a presença do filho ou do neto que deseja cursar a universidade.
Na universidade o senhor sente o preconceito dos jovens alunos e até mesmo do professor que em determinado momento o excluí da participação numa peça baseada na obra de Miguel de Cervantes, intitulada Dom Quixote, alegando que Chano não se adaptaria as exigências do trabalho. Dessa forma, o professor adota uma postura autoritária, menospreza o conhecimento e a capacidade de seu novo aluno. 
Este filme apresenta diversas passagens interessantes como, por exemplo, o momento em que Chano visita a universidade com a neta antes de matricular-se e o “cuidador e zelador” da biblioteca o surpreende no local e questiona sua presença ao passo que o primeiro lhe responde “a porta estava aberta” e o zelador lhe diz “as portas da cultura como as da igreja e aquelas da política estão sempre abertas ou deveriam estar” e quando a neta de Chano questiona o cuidador sobre ela ser grande ou não, responde “aqui todos somos grandes e todos somos pequeninos, todos somos o que queremos ser, o que a nossa imaginação nos permite ser”, mas mesmo tendo essa visão ele expulsa Chano e sua neta alegando que o espaço só pode ser utilizado por alunos regularmente matriculados e mantém a porta fechada para que qualquer um não entre. Vemos aqui a importância atribuída ao ato de ler, a ciência de que a leitura pode nos levar a lugares distantes para conhecermos outros mundos possíveis e que a escola ou universidade poderia contribuir com o acesso a cultura permitindo consultas ao seu acervo. 
No decorrer do filme podemos ver que Chano conquista a estima dos jovens alunos que tornam-se seus amigos e ele um grande incentivador do potencial deles. Assim, o senhor acaba sendo convidado para uma festa com a turma e nesse episódio vemos que apesar de todos os presentes terem nascido em épocas distintas, possuem a mesma essência, passaram por crises e problemas e tem desejos e sentimentos semelhantes e próprios das diferentes fases da vida, o que faz com que Chano seja um conselheiro dos jovens em determinados momentos. 
Como a preparação para encenação da peça não estava fazendo sentindo para os alunos, os mesmos buscam o auxílio do colega mais maduro que lhes diz: “as grandes obras estão cheias de sabedoria de vida, no entanto, para encontrá-la temos que fazê-la nossa e para entendê-la deve-se compartilhar, dizê-la não apenas ler, explicar não apenas escrever” e assim Chano os induz a ler e interpretar passagens da obra de Cervantes para os transeuntes da cidade e com isso os jovens vão atribuindo significado ao romance. 
Dessa forma, Chano nos mostra o quanto o conhecimento conquistado pela sua experiência de vida é tão importante quanto o acadêmico, o quanto esses saberes são primordiais na construção de novos conhecimentos e que o contato com a literatura de qualidade pode transformar o ser humano e seu ponto de vista sobre as relações que estabelecemos com o outro em diversos contextos sociais e sobre os mecanismos constitutivos da sociedade, do que está sendo, de como estamos sendo no mundo. 
No final do filme o estudante perde sua esposa e acaba se afastando dos estudos, pois sente-se sozinho no mundo sem a sua companheira e razão de sua existência, com o passar dos meses e com o incentivo de seus jovens amigos Chano retoma os estudos. 
Em vista das observações feitas acima, podemos concluir que Chano possuía saberes que a escola/universidade não nos ensina, conhecimentos que foram frutificados no campo da vida e que são repletos de significação. 
Este filme contribui para minha formação porque pude estabelecer relações entre o enredo, o conteúdo ministrado em aula e a função do professor ao trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Percebi que os saberes deste público devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, sua experiência de vida deve ser respeitada e é carregada de significação que pode ser um elo com o que se pretende ensinar, que este público tem características próprias e um modo de aprender singular e que o incentivo do professor e da família são primordiais para o progresso deste aluno que não teve a oportunidade de completar seus estudos na idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).

2 comentários:

  1. Me ajudou muito em um trabalho escolar!! Obrigada!! :)

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  2. Filme lindo, de uma sensibilidade fantástica!!! Vale a pena ver, sentir, refletir!!!1

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"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)