quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Transformação Social e Educação Escolar

1) Explique o conceito de transformação social, apresentado pelo autor (sociedade política x sociedade civil). 

Para o autor, a transformação social é a superação da maneira como se encontra a sociedade, ou seja, a superação das classes sociais e não somente a atenuação dos antagonismos existentes, por iniciativa da classe dominante. É o processo pelo qual a classe dominada busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um novo bloco histórico sob sua direção.
Para compreendermos como se organiza a sociedade capitalista é essencial que saibamos como funciona a superestrutura política, jurídica e ideológica da sociedade.
A superestrutura se compõe de duas instâncias, dialeticamente interligadas, mas que possuem suas especificidades, são elas:
- A sociedade política, ou Estado no sentido estrito, na qual a classe no poder utiliza os mecanismos de coerção estatal (forças aradas, tribunais, legislação, política etc) para dominar os grupos discordantes dos rumos impressos pela mesma e nos momentos de crise no comando e na direção quando fracassa o consenso espontâneo. Esta se utiliza da coerção, sendo assim, os grupos oprimidos só se submetem diante da presença do opressor e este deve manter uma vigilância constante para que a obediência se mantenha.
- A sociedade civil que agrupa os organismos chamados “privados” utilizando-se da persuasão e não da coerção, seus efeitos são duradouros, pois os grupos sociais dominados são convencidos pela exposição à argumentos que favorecem sua escolha num determinado sentido, privando-os dos demais por meio dos mecanismos inerentes aos meios de comunicação de massa, à escola, às associações científicas e culturais em geral, às igrejas, aos sindicatos e associações profissionais, aos partidos políticos, enfim, a todos aqueles organismos ditos “privados”.
Na sociedade capitalista estas duas instâncias canalizam suas atividades para garantir o domínio da classe detentora dos meios de produção, por meio dos mecanismos persuasivos citados anteriormente difunde a sua ideologia e através da direção intelectual e moral passa a exercer a hegemonia na sociedade.

2) Explique o conceito de intelectual orgânico. 

O intelectual orgânico, no sentido estrito, é a pessoa que tem inclinação para as coisas do espírito, inteligência. Entretanto, para o autor, todas as pessoas são intelectuais, mas nem todas tem a função de exercer esse papel na sociedade. Então, define-se o intelectual como aquele que está ligado a estrutura econômica e também comprometido com os interesses de determinada classe social.
No sistema capitalista o vínculo orgânico do intelectual se dá a partir de sua ligação com a classe dominante ou com os proletariados, isso não significa que esse vínculo aconteça por conta da classe na qual esse intelectual está inserido e sim de como sua função será necessária economicamente em uma dessas classes.
Em outras palavras, um intelectual orgânico pode ser ma pessoa que nasceu na elite e se identificou com a classe trabalhadora, por isso busca seus interesses ou pode ser uma pessoa que vem da classe trabalhadora e identifica-se com a classe burguesa e busca seus interesses.

3) Explique a relação entre educação e política (ressaltando a especificidade de cada uma dessas práticas). 

Política e educação têm suas especificidades, possuem relações recíprocas e são inseparáveis.
A política busca vencer o adversário visando seus próprios interesses, é uma relação que se trava entre contrários antagônicos, ou seja, entre grupos com interesses distintos e a prática educativa busca atender os interesses da outra parte com a qual nos relacionamos, é uma relação que se trava entre contrários não-antagônicos, ou seja, entre grupos que estão em busca dos mesmos interesses.
A educação tem uma dimensão política e a política tem uma dimensão educativa. Por meio da dimensão política da educação se fortalece ou enfraquece os interesses da classe dominante e por meio da dimensão educativa da política se fortalece ou enfraquece a prática política e o convencimento para o engajamento na mesma luta. Isto porque a escola é um aparelho ideológico que pode tanto contribuir para que as relações de poder se perpetuem quanto pode trabalhar para que ocorra uma transformação no modo como o sujeito se vê e vê ao mundo objetivando-o e agindo sobre ele.
Assim, a dimensão política da educação envolve a apropriação dos instrumentos culturais para lutar contra os mecanismos de opressão e a dimensão pedagógica da política envolve a aliança entre os grupos não-antogônicos, ou seja, aqueles que possuem os mesmos interesses visando à derrota dos antagônicos que buscam perpetuar a maneira como se encontra a sociedade organizada visando seus próprios interesses que divergem dos não-antagônicos.
Portanto, a educação se revela como elemento de transformação social.

4) Como a educação escolar, conforme o autor, pode contribuir para o processo de transformação social? Explique. 

Conforme o autor, a educação poderá contribuir para a transformação social, na medida em que for capaz de instrumentalizar as classes dominadas com a apropriação do saber historicamente acumulado da ciência, da tecnologia, da filosofia, da arte, enfim, de todas as conquistas culturais realizadas pela humanidade em seu desenvolvimento histórico que hoje se concentram nas mãos da minoria dominante. Esta descentralização do saber possibilitará a afirmação, a emancipação cultural, a luta pela desarticulação do poder capitalista e a organização de uma nova ordem social pela classe trabalhadora.

Referência 
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Crítica. 11ª ed.  São Paulo: Cortez, 2002.

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