sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Análise do Livro "O Planeta Eu" - Saúde e Educação


1ª etapa – Ler os PCN’s de orientação sexual itens:
- Sexualidade na infância e adolescência;
- Orientação sexual na escola;
- Postura do educador e
- Relação escola e família
Responder a questão:

1. O livro “O Planeta Eu” abrange a proposta dos itens citados?

Sim, o livro trata da sexualidade com naturalidade, transmitindo informações corretas do ponto de vista científico, esclarecendo aos questionamentos feitos pelos personagens Bianca e Tomás sem transmitir valores e crenças.
Discute os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade para que a criança tenha a possibilidade de formar opinião a respeito do assunto e saiba que a exploração e conhecimento do seu próprio corpo são necessários para o desenvolvimento saudável. Além disso, explica como se prevenir contra as DSTs, gravidez indesejada e abuso sexual.

2ª etapa – Ler o PCN:
- Objetivos gerais de orientação sexual para o Ensino Fundamental
Responder:

2. O livro atinge os objetivos do PCN? Dê exemplos.

O livro atinge os objetivos do PCN por que aborda de forma simples e objetiva o respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade garantindo a dignidade do ser humano. No livro, Tomás e Bianca aprendem sobre o assunto através do diálogo com os pais e com a vizinha Clarice que está grávida, através de pesquisas e dicas da prima Nina. Eles aprenderam a respeitar as diferentes opções sexuais, conhecer seu próprio corpo, respeitar as diferenças físicas e psicológicas.
Conversando com os pais entenderam que “muitas crianças sentem vontade de fazer perguntas sobre o próprio corpo e sobre sexo. E que, por falta de costume, vergonha ou medo das respostas, acabam não abrindo a boca. Que bobagem! Perguntar é sempre bom, quando a gente pergunta para alguém em quem confia. E saber, é melhor ainda.” (p. 16). Eles conseguem conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir de prazer sexual, compreendendo a busca do prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana, através das dúvidas respondidas por seus pais.
Tomás e Bianca entenderam que “homossexual é o nome dado para o homem ou a mulher que tem atração sexual por pessoa do seu próprio sexo. Ser homossexual não é uma anormalidade. É uma preferência que deve ser respeitada. Gracinhas, nomes grosseiros, preconceitos referentes ao fato demonstram profunda ignorância.” (p. 59) isso mostra que eles desenvolveram consciência crítica e conseguem tomar decisões responsáveis a respeito da sexualidade além de se tornarem capazes de reconhecer como determinações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações “O jeito de se vestir e de enfeitar o próprio corpo foi surgindo com os costumes que vêm através dos tempos. Isso não são diferenças sexuais, são as aparências do homem e da mulher em cada época. Você sabia que em certos países também os homens usam saias?” (p. 7)
As crianças aprenderam que “qualquer situação em que uma pessoa se sentir obrigada a acariciar, abraçar, beijar, ter relação sexual com outra pessoa que ela não queira é chamada de abuso sexual. Nada que se relaciona ao sexo pode ser forçado.” (p. 8) assim elas podem se proteger de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores. Ao ler uma revista Bianca e Tomás “tiraram uma reportagem que falava sobre os métodos anticoncepcionais” (p. 54) conhecendo esses métodos eles poderão adotar práticas de sexo protegido ao iniciar atividade sexual.

3ª etapa – Ler os blocos de conteúdos:
- O corpo matriz da sexualidade;
- Relações de gênero e
- Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/ AIDS

Analisar se os blocos são contemplados no livro, exemplificar.

O livro contempla o item “O corpo matriz da sexualidade” quando Tomás e Bianca vão à biblioteca e acham um livro chamado “Mudanças por dentro, mudanças por fora”, pois esse livro que os personagens lêem aborda as mudanças que ocorrem na fase da adolescência, mudanças que acontecem no corpo e no organismo dos seres humanos, tratando assim dos conceitos de organismo (por dentro) e de corpo (por fora) sem deixar de ressaltar que essas mudanças acontecem de maneiras diferentes no corpo do homem e da mulher variando de uma pessoa para outra “Quando os meninos e as meninas têm entre 12 e13 anos, pode ser um pouco antes ou um pouco depois, as glândulas endócrinas trabalham e provocam transformações no corpo.” (p.22)
O item “relações de gênero” aborda as diferenças existentes entre homens e mulheres na sociedade, atribuindo o conceito de feminino e masculino, o livro trata desse assunto quando Tomás pergunta aos pais sobre o jeito de homens e mulheres se vestir, de acordo com a resposta dada ao personagem a dúvida é esclarecida e o conceito é trabalhado de forma clara e objetiva “O jeito de se vestir e de enfeitar o próprio corpo foi surgindo com os costumes que vêm através dos tempos. Isso não são diferenças sexuais, são as aparências do homem e da mulher em cada época. Você sabia que em certos países também os homens usam saias?” (p. 7)
E o bloco “Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/ AIDS” é abordado quando as crianças começam a fazer pesquisas e descobrem vários fatos relacionados ao assunto, dessa forma eles têm acesso às informações necessárias para se prevenir. “Tomás ficou surpreso. Não havia quem não falasse na tal camisinha.” (p. 53). “Só tomar injeções com seringas e agulhas descartáveis” (p. 53), “que vírus é um agente (micróbio) que causa infecção, responsável por muitas doenças nos seres vivos. É extremamente pequeno, só pode ser visto ao microscópio eletrônico, e só pode sobreviver e se multiplicar parasitando uma célula viva.” (p. 59).

4ª etapa – Concluir se adotariam o livro ou não e justificar sua escolha.

Nós iríamos adotar o livro porque é um livro pequeno, colorido, ilustrado e com uma linguagem apropriada para a idade facilitando e incentivando a leitura.
Os alunos poderiam se identificar com os personagens, principalmente pela curiosidade e dúvidas que são expostas. Além disso, o livro alcança os objetivos propostos dos PCN’s.

Bibliografia
O planeta eu – conversando sobre sexo. IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. Editora Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)