sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relatório de Filme - Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial


Título: Taare Zameen Par - Every Child is Special (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial)
Local: Índia / Ano: 2007
Sinopse: Ishaan é um garoto de oito anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em um conjunto na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe,tendo sucesso nos esportes também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan que o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.

Crianças são como pequenas estrelas na terra

O filme retrata as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com um distúrbio de aprendizagem, a dislexia.
Ishaan está pela segunda vez no 3º ano do Ensino Fundamental, não faz as lições e por isso está sempre encrencado.
Quando sua mãe Maya, tenta lhe ensinar as lições, percebe que ao invés de escrever a palavra mesa; o garoto escreve “mes” ou “meas” e troca “te” por “de”. Os pais de Ishaan pensam que ele faz de propósito, que não é interessado pelos estudos e na escola os professores pensam da mesma forma.
Depois que o menino faz algumas travessuras, seu pai decide colocá-lo em um colégio interno, pois as professoras dizem que ele precisa de educação especial, que Ishaan não é normal.
No colégio interno os professores são tradicionalistas e as dificuldades de Ishaan aumentam, pois todos o chamam de burro e desinteressado. Assim o menino vai perdendo a alegria de viver e deixa de fazer suas pinturas que tanto gostava, se sente abandonado por sua família.
Tudo muda quando um professor eventual de artes é contratado. O professor Nikumbh tem uma postura construtivista e ao longo de suas aulas percebe que Ishaan está muito deprimido, descobre que o menino é estigmatizado por todos e percebe que ele apresenta várias características da dislexia.
Nikumbh procura os pais de Ishaan para explicar que o menino confunde letras similares, grafias parecidas, reflete as letras e não relaciona o som com os símbolos; mas o pai do menino não compreende e continua chamando o filho de burro e preguiçoso.
O professor Nikumbh conversa com o diretor da escola sobre a dificuldade de Ishaan, pede que ele seja avaliado oralmente e se propõe a ajudar o menino a compreender o funcionamento da escrita. Para ensinar Ishaan o professor usa diversos meios: escreve na areia e pede que o menino repita e pronuncie a letra, escreve com o dedo no braço do menino para que ele diga a letra, pede que ele pinte letras similares como “p”, “b”, “d” e “q”, numa escada ensina subtração e adição subindo e descendo degraus e treina a coordenação motora em folhas quadriculadas.Ishaan começa a recuperar sua auto-estima quando o professor fala sobre diversas personalidades famosas que tinham dislexia e impressionaram o mundo como, por exemplo, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Alva Edison e demonstrou como é a escrita da pessoa com dislexia. O menino se reconhece nas palavras de Nikumbh e a partir daí estabelece uma relação de confiança com ele.
O professor propõe uma competição de pintura entre toda comunidade escolar, Ishaan vence com o retrato de uma paisagem. Todos passam a respeitá-lo e valorizar o seu talento, deixando seus pais orgulhosos.
No filme podemos perceber que o papel do professor é fundamental na formação do autoconceito positivo de seus alunos porque se o professor rotular a criança, isso influencia em sua motivação. Essa criança vai acabar perdendo a vontade de aprender por medo ou por se sentir inferior as outras crianças. Por isso o professor tem o dever de estimular o crescimento emocional de seus alunos todos os dias, mostrar para eles que são inteligentes e capazes, dar às crianças a motivação de que necessitam para se sentirem seres humanos competentes e bem sucedidos.
Além disso, vemos que cada criança tem capacidades e habilidades únicas e que cada indivíduo aprende de forma diferente. Cabe a nós procurar diferentes formas de propiciar uma aprendizagem significativa para o aluno.

Para baixar o filme Click Aqui

6 comentários:

  1. Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

    Abraços

    Valeria

    11-44853310
    11-96850955
    11-76209216

    ResponderExcluir
  2. Cátia,

    A blogosfera nos reserva vez por outra, gratas surpresas. Seu blog é um verdadeiro exemplo de utilidade pública, e demonstra o amor que vc tem por aquilo em que está se formando. Não tenho dúvida alguma, que você pode ainda não ter um diploma, MAS É DE FATO UMA GRANDE PEDAGOGA! Parabéns, você aqui trata do ser humano!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog, e interessante o filme, gostei do enredo, vou baixar. Boa dica!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. tem um livro chamado "O mundo de Sofia" que fala que as crianças são filosofas, elas querem entender o mundo, fazem perguntas, elas se maravilham a cada descoberta, porém quando vai crescendo, se esquece das coisas...
    exemplo, se por acaso uma criança vê alguém voando, ela não vai se importar muito, vai achar natural, mas se um adulto vê uma pessoa voando, ela vai se assustar, porque isso?
    bem, pelo fato que os adultos ja tem ideis definidas o que pode ser real e o que não é real... e as crianças, tudo para elas são normais até um certo ponto, mas se maravilham a cada descoberta

    ResponderExcluir
  5. Olá Catia...Te achei pelo Google da vida...Pesquisando sobre Vigotski...Estou fazendo um estudo sobre sua teoria, um início de pesquisa. Sou professora já a 30 anos mas nunca é tarde para estudar. Trabalho com Educação especial.
    Adorei seu blog, ainda não vi tudo mas a secção de filmes é ótima, vou baixar alguns.
    Tenho um blog que fala um pouco do meu trabalho, fica convidada a fazer uma visitinha.
    vou linkar seu blog ao meu.
    http://papelartesanaliks.blogspot.com/
    abraços
    neia Kirach

    ResponderExcluir
  6. Olá ! Bom dia
    Sou professora do AEE em Montes Claros de Goiás , faço um curso na área da inclusão pela Universidade Católica de Goiás , este filme foi indicado para nós assistir .
    Fiquei apaixonada ......
    Se você tiver outros filmes nessa área indique para nós
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)