sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aquisição da Linguagem segundo o Inatismo

INATISMO

- Baseado na corrente filosófica do Racionalismo, que surgiu após o Empirismo.
- Segundo os racionalistas a principal origem do conhecimento é a mente, pois, tanto a percepção quanto a compreensão que fazemos do mundo externo surgem do “preenchimento de certas preposições e princípios da interpretação, que são inatos, e não derivados da experiência”. (Duarte, 2001).
- Segundo Duarte (2001) “a capacidade de falar é pertinente a uma herança linguística genética comum a toda a espécie humana”.
- Os indivíduos têm um determinado número de capacidades específicas, incluindo a capacidade da fala que tem como principal objetivo permitir ao sujeito a aquisição do conhecimento.
- A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar (assim como os pássaros para voar). Para o Inatismo o ser humano é dotado de uma gramática inata, ou seja, vem programado biologicamente para o desenvolvimento de determinados conhecimentos. Essa proposta pretende dar conta da competência e criatividade do falante.
- O ambiente contribui para que as pessoas falem uma língua. O restante a criança faz sozinha. Para isso, aciona inconscientemente um mecanismo cerebral que, supostamente, contém um conjunto de princípios válidos para todas as línguas.
- A criança aprende bem a sua língua materna, quer em um ambiente estimulado e culto ou não. As diferenças ficam por conta do vocabulário, criatividade, refinamentos. Mas as estruturas da língua são basicamente as mesmas.
- A Teoria Inatista de Aquisição da Linguagem tem como principal representante o linguísta NOAM CHOMSKY, que adotou uma postura contrária ao Behaviorismo de Skinner. CHOMSKY argumenta que a linguagem é uma herança genética e não um conjunto de comportamentos verbais como afirma o Behaviorismo.
- Principal Representante: NOAM CHOMSKY ( 07/12/1928 – Filadélfia).
- Toda criança, considerada normal, está predestinada a realizar determinadas atividades tais como adquirir estruturas gramaticais complexas, tão rapidamente que não o faria se tivesse que imitar todas as palavras para que fosse capaz de dizê-las. Para CHOMSKY, “o fato de que todas as crianças normais adquirem estruturas gramaticais bastante complexas com muita rapidez sugere que os seres humanos são de algum modo predestinados a fazer isso”.
- Estas capacidades herdadas geneticamente só podem ser desenvolvidas por meio do contato com outros falantes. A criança precisa estar inserida em um meio de falantes para acionar-lhe o desenvolvimento da competência que ela possui de forma inata. Caso esta criança não estiver inserida entre falantes esta capacidade inata não poderá ser desenvolvida.
- CHOMSKY (1965) afirma que “cada criança nasceria com uma fechadura, pronta para receber uma chave. Cada chave acionaria a aquisição de uma língua diferente; daí todas nasceriam com a mesma capacidade e poderiam adquirir as mais diferentes línguas”.
- D.A.L. = Dispositivo de Aquisição da Linguagem
- Inato.
- Ativado e trabalha a partir de sentenças e, gera, como resultado, a gramática da Língua a qual o sujeito está exposto.
- É formado por uma série de regras. O sujeito, em contato com as sentenças de uma Língua, seleciona as regras que funcionam naquela Língua em particular, desativando as que não têm nenhum papel.
- Teoria da Gramática Universal (G.U.):
- Quantidade de informações inatas e que sem esse conhecimento biológico a criança não poderia adquirir uma língua perfeita (já que o meio não dá as informações suficientes).
- Há uma gramática universal congênita com regras que serão selecionadas pelo sujeito de acordo com os critérios das que estão ativas em sua Língua Materna.
- Para CHOMSKY, a linguagem constitui o meio do ser humano expor seus pensamentos (faculdade inata). O homem é dotado geneticamente de habilidades de construção de determinados conceitos, o que, na abordagem inatista, é pré-requisito para se adquirir o sentido dos vocábulos.

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