terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mr. Holland, Adorável Professor


Filme: Mr. Holland, Adorável Professor Ano: 1995
Elenco: Richard Dreyfuss (Glen Holland), Glenne Headly (Iris Holland), Jay Thomas (Bill Meister), Olympia Dukakis (Diretora Jacobs), William H. Macy (Vice-Diretor Wolters), Alicia Witt (Gertrude Lang), Terrence Howard (Louis Russ), Damon Whitaker (Bobby Tidd), Jean Louisa Kelly (Rowena Morgan), Alexandra Boyd (Sarah Olmstead), Nicholas John Renner (Cole – 6 anos), Joseph Anderson (Cole – 15 anos), Anthony Natale (Cole – 28 anos), Joanna Gleason (Gertrude Lang – Adulta), Beth Mailand (Diretora da escola para surdos).
Direção: Stephen Herek
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá a luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

Mr. Holland: O Professor que Inspira

O filme aborda não só o tema deficiência auditiva como também o papel do professor na construção de diversas vidas que podem acabar sendo influenciadas por seus hábitos e atitudes dentro da sala de aula.
Mr. Holland adota uma postura inadequada durante os seus primeiros dias em sala, pois estava transmitindo o conhecimento ao invés de construí-lo junto com os alunos, transferindo os seus saberes ao invés de promover a aprendizagem através da reflexão sobre o tema da aula que era música.
Tudo se transforma quando ele em um momento de desespero, seguido de reflexão sobre sua prática percebe que o modo que está tentando ensinar sua disciplina não atrai a atenção, motivação ou interesse de seus alunos. No entanto, Mr. Holland muda sua postura possibilitando que seus alunos façam uma relação entre seus saberes com o conteúdo da aula quando questiona qual canção está tocando e os alunos dizem “Concerto dos Amantes” The Toys e ele diz que é um minueto composto por Johann Sebastian Bach, assim ele vai despertando o interesse, motivando e direcionando os alunos há fazer descobertas por meio da inserção nas suas aulas de conteúdos, no caso de músicas como rock and roll, que fazem parte da realidade de vida desses alunos e que eles gostavam de ouvir.
Também podemos observar que as pessoas tinham preconceito por desconhecer e não saber como agir com uma pessoa deficiente auditiva, pensando que ela é incapaz de realizar tarefas que está apto a fazer se proporcionarmos a adequação necessária. O médico diz para os pais de Cole tratá-lo como se não tivesse deficiência alguma, proibindo-o de usar gestos para que pudesse encontrar um lugar no mundo dos que ouvem, mas dessa forma acontecia o contrário, pois ele ficava absorto em seu mundo sem ter como interagir com as outras pessoas e manifestar seus desejos. Quando a mãe de Cole decidiu dar ao filho a oportunidade de aprender a língua de sinais, é que ele pode verdadeiramente encontrar seu lugar no mundo dos que ouvem.
Esse filme contribui para minha formação porque demonstra como a falta de conhecimento, o preconceito e a discriminação podem atrapalhar o desenvolvimento das pessoas que precisam apenas da adequação de materiais para poder realizar tarefas de maneira autônoma. Além disso, fica nítido como o professor não deve fazer o seu trabalho de maneira superficial e sim ter um comprometimento com seus alunos, pois a vida deles pode ser transformada por ele.
“O professor medíocre diz; o bom professor explica; o professor superior demonstra; o grande professor inspira”. (William Ward)
O Mr. Holland é um exemplo de professor que inspira, visto que ele influenciou seus alunos a amar a música tanto quanto ele, pelo fato de persistir e procurar até encontrar uma forma de fazê-los entender o que ele explicava. Ele procura meios de fazer as pessoas com deficiência auditiva conseguir estabelecer contato com a música através da vibração e da linguagem de sinais mostrando que para ser um professor que inspira é necessário fazer mais do que se pede procurando sempre novas formas de fazer-se compreender e demonstrando prazer pelo que faz.

Para baixar o filme Click Aqui

Um comentário:

  1. Assisti esse filme! Muito bom, vale a pena ver também. "Escritores da Liberdade"

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)