terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aquisição da Linguagem segundo o Behaviorismo

“É na Língua e pela Língua que o sujeito se constitui como tal.” (FRIÃES, 1999).
Para entendermos com clareza as funções da Língua é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação. A comunicação é o sentido cultural da Língua.
Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto. A comunicação se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, por meio de nossos gestos, ações, e até mesmo por meio de um beijo de “boa noite”.
- BORDENAVE (1986): “A Comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar.” ( p.17-9)
- No Ato de Comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo). Também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
f) mensagem: é o conteúdo da comunicação, ou seja, aquilo que é comunicado.
g) referente: é o contexto no qual se encontram o emissor e o receptor.
A Língua permite ao homem ligar o presente ao passado e antecipar o futuro. É por meio dela que o homem pensa, recorda fatos, elabora conceitos, organiza suas experiências, trabalha no nível de abstração, faz previsões, idealiza, planeja e constrói julgamentos.
Diante da necessidade de se explicar como e de que modo o sujeito vai adquirindo a linguagem desde o seu nascimento até os modos de expressão verbal e não verbal, os estudiosos começaram a se preocupar com a Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem.
Surgem então as principais teorias que abordam a Aquisição da Linguagem:

BEHAVIORISMO

- Principais representantes:
- Jonh Broadus Watson (1878 – 1958).
- Burrhus Frederic Skinner (1904 - 1990).
- Este termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano Jonh B. Watson em 1913.
- Behavior significa comportamento.
- Também se utiliza outros termos para designar esta teoria: Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento.
- Concentra-se totalmente no comportamento manifesto, ou seja, nas reações apresentadas pelo sujeito quando confrontado com os estímulos ambientais.
- Skinner acreditava na possibilidade de controlar e moldar os comportamentos humanos, compreendidos aqui como um conjunto de reações do organismo aos estímulos externos.
- Anticientífico observar a mente ou o espírito de uma pessoa.
- Só é possível teorizar sobre o que é cientificamente observável.
- No que se refere ao Processo de Aquisição da Linguagem teve como base a Proposta Empirista, que não considerava a mente como um componente fundamental para justificar o processo de aquisição. Para o Empirismo o que importava era o fato de o conhecimento humano ser derivado da experiência e, de a única capacidade inata que o sujeito possuía ser a de transformar associações entre estímulos e respostas (E-R). Os estímulos e respostas são, portanto, as unidades básicas da descrição deste processo de aquisição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento.
- A Teoria Behaviorista parte do pressuposto de que a criança é uma “tábula rasa”, ou seja, que ela nada traz consigo e que tudo que ela aprende é adquirido por meio da experiência com o meio, em um processo de integração com o outro.
- A criança só desenvolve seus conhecimentos linguísticos por meio de estímulo – resposta (E-R), imitação e reforço. Para Skinner, reforço é qualquer estímulo que torne mais forte a resposta que leva de volta ao estímulo.
- reforço positivo: qualquer coisa que faça crescer a possibilidade de que a resposta ocorra (alimento, elogio, dinheiro, um balançar de cabeça, um sorriso).
- reforço negativo: aquele que provoca uma resposta de esquiva e faz com que o indivíduo evite determinado comportamento.
- Assim, a linguagem pode ter um reforço positivo, por meio do qual, o comportamento (ou seja, a linguagem) se manteria.
- Para Skinner, a Educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na “moldagem” do aluno.
- A imitação também é um fator de grande importância no Processo de Aquisição da Linguagem. A criança diante da interação com outras crianças e com os adultos começa a imitá-los. Isso chama a atenção de seus interlocutores que passam a incentivar e\ou recompensar a criança por essa imitação.
- Aprendizagem Associativa.
- Skinner é o fundador da maior escola de pensamento na Psicologia (E-R). Ele realmente fundou um sistema que se baseia no Behaviorismo de Watson e nos conceitos de estímulo, resposta e reforço. Segundo este conceito, reforço é qualquer estímulo que torne mais forte a resposta que leva de volta ao estímulo. Skinner apresenta e distingue entre dois tipos de aprendizagem:
- Operante: para Skinner este tipo é o mais importante, pois envolve formas mais complexas de aprendizagem. Na aprendizagem operante as situações devem ser apresentadas de modo que a resposta desejável seja relacionada ao reforço. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta do sujeito até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. O sujeito repete o comportamento que foi reforçado ou extingue o comportamento que foi “punido”. Desta forma, o sujeito aprende com as consequências de operar sobre o ambiente.
- Clássico (ou Respondente): neste tipo de reforço o estímulo adquire a capacidade de evocar uma resposta que antes era evocada por outro estímulo ( Princípio desenvolvido pelo fisiologista Ivan Pavlov e, inicialmente, descrito em 1903. Pavlov fez uma pesquisa sobre “digestão” que lhe rendeu um prêmio Nobel. Neste experimento cães aprendiam a salivam quando ouviam uma campainha que tocava na hora da alimentação). Este tipo de condicionamento é muito utilizado em Propagandas Promocionais, nas quais os produtos são associados à imagens e/ou sensações agradáveis.
É através de nossas relações com os outros, nas quais a linguagem se coloca como fator primordial, que vamos elaborar nossas representações do mundo. A palavra está intimamente ligada à transmissão e\ou imposição da ideologia dominante.
O desenvolvimento da linguagem, em todos os seus aspectos, se dá em intercâmbios sociais.
A partir da Teoria Behaviorista são construídos os métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem e a elaboração de uma tecnologia de ensino.
A análise experimental do comportamento facilita na descrição dos mesmos e auxilia-nos a modificá-los. Desta forma, entende-se que a interação e a comunicação entre os sujeitos são as conseqüências mais evidentes no Processo de Aquisição da Linguagem.
- A aquisição dos conhecimentos ocorre por estímulo/ resposta ( tentativa e erro ). Há três elementos: a) Estímulo b) Resposta c) Associação.
- A aprendizagem se dá a partir de reforço das respostas emitidas como tentativas ou ensaios, dos quais se fixam somente as reforçadas pelo acerto.
- Esta teoria tem na linguagem oral sua “matéria-prima”. A escrita é a sua representação visual e duradoura. A escrita depende da oralidade.
- A maturação é um fator imprescindível. Os elementos referentes à prontidão devem estar íntegros e são pré-requisitos para a aquisição da escrita.
- Há uma concepção passiva de sujeito. O professor é aquele que determina o sentido ( é o “dono da verdade” ). O aluno assume o papel de sujeito “passivo”, que não interage com o meio e com o “outro”.
- Existe o “reforço” por parte do professor quando o aluno “acerta”.
Treinamento da Percepção Auditiva: ditado.
Treinamento da Percepção Visual: cópia e ditado-mudo.
Treinamento da Coordenação Viso-motora.
- Transcrição da linguagem oral para a linguagem escrita ( relação fonema / grafema). Nessa transposição de códigos os “erros” devem ser “eliminados” e não mais aceitos.
- O conhecimento ocorre pelas experiências que passamos através da nossa percepção. Basta que o aluno memorize as informações vindas do meio ou preparadas pelos professores.
- Ensino Programado: os “sucessos”, em determinadas tarefas, atuam como reforço para aprendizagens posteriores.
- Para Skinner os “reforços” eram mais atrativos do ponto de vista social e pedagogicamente mais eficazes.

Referências
- DEL RÉ, Alessandra. Aquisição da Linguagem: uma abordagem psicanalinguística. São Paulo: Contexto, 2006.
- FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística: I. aspectos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
- SANTOS, Raquel. A Aquisição da Linguagem.
- SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da Linguagem. In: Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, São Paulo: Cortez, 2001.

Um comentário:

  1. Oi Catia, sou estudante de pedagogia I, e estou com algumas dificuldades na formação de um trabalho, "Behaviorismo e Linguagem", com sua explicação, agora sei por onde começar. Obrigada!!!!
    Jessica

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)