quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Elementos da Comunicação/ Funções da Linguagem

Elementos da Comunicação 

- Para entendermos com clareza as funções da linguagem é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
- Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto. A comunicação se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
- Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, por meio de nossos gestos, ações, e até mesmo por meio de um beijo de “boa noite”.
- BORDENAVE (1986): “A Comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar.” ( p.17-9)
- No ato de comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo). Também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
f) mensagem: é o conteúdo da comunicação, ou seja, aquilo que é comunicado.
g) referente: é o contexto no qual se encontram o emissor e o receptor.

 Funções da Linguagem 

Partindo desses seis elementos Roman Jakobson, lingüista russo, elaborou estudos acerca das Funções da Linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos.
As seis Funções da Linguagem são:

1. Função Referencial: 

- É centralizada no receptor.
- Como seu foco seja transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele.
- É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das idéias.
- Há uma prevalência do uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal.
- Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

2. Função Emotiva ou Expressiva:

- É centralizada no emissor, que por meio dessa função, o imprimi as marcas de sua atitude pessoal a respeito de um determinado assunto: emoções, avaliações, opiniões.
- Por esse motivo ela normalmente vem escrita em primeira pessoa e de forma bem subjetiva. O leitor sente no texto a presença do emissor.
- Em textos que utilizam a função emotiva há uma presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas, etc.
- Os textos que mais comumente se utilizam desse tipo de linguagem são as cartas, as poesias líricas, as memórias, as biografias, entre outros.

3. Função Conativa ou Apelativa:

- Centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações.
- Essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Como sugere a nomenclatura, essa função serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
- É bastante frequente o uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos.
- Essa função é aplicada particularmente nas propagandas ou em outros textos publicitários. Também é utilizada em campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor e, em sermões religiosos.

4. Função Fática:

- A palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como Psiu, Ahn, Ei).
- Essa função ocorre quando a mensagem orienta-se sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
- Centraliza-se no canal e tem por objetivo estabelecer um contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica aparente.
- É utilizada em saudações, cumprimentos do dia a dia, expressões idiomáticas, marcas orais, etc.

5. Função Metalinguística:

- Ocorre quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente.
- Esta função está presente principalmente em dicionários.
- Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias, etc.

6. Função Poética:

- Temos a manifestação da função poética da linguagem quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias.
- Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa.
- É explorada na poesia, música e em textos publicitários.
- Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima métrica, etc.
- É semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo.

- Essas funções não são exploradas isoladamente. De modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai. Assim podemos identificar a finalidade principal do texto.

Um comentário:

  1. Olá Catia, excelente o seu blog. Gostei muito, parabéns pelo seu trabalho, também sou estudante de pedagogia...
    Com carinho, Ângelo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)