sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Plano de Aula - Saúde e Educação

Público: Crianças de seis anos de idade

Tema: O uso excessivo dos recursos Naturais - Água

Objetivo

- Incorporar hábitos que minimizem o desperdício da água.

Conteúdos

Conceituais

- Conceito de Recurso Natural
- Conceito de Desperdício
- A Necessidade de Mudança de Hábitos

Procedimentais

- Observar desenhos e figuras
- Assistir ao vídeo “Economizar Água” da Turma da Mônica
- Reconhecer a importância da economia de água.

Atitudinais

- O uso consciente da água no dia - a - dia da criança;.
- Respeito ao próximo;
- Trabalhar em equipe

Desenvolvimento 

1ª Etapa: Fazer roda de conversa partindo de alguns questionamentos: Quem aqui costuma cantar no chuveiro? E quantas músicas mais ou menos vocês costumam cantar? Quem sabe escovar os dentes? Pode nos mostrar como você escova o dente? Alguém sabe dizer por que a água é um recurso natural?
2ª Etapa: Mostrar cartaz com figura que mostra o ciclo da água, para explicar porque a água é um recurso natural e que se não a usarmos adequadamente ela pode acabar.
3ª Etapa: Passar o vídeo “Economizar Água” da Turma da Mônica, após o vídeo questionar: vocês conseguiram perceber outras formas de desperdício de água? Após discutir sobre o assunto apresentar o Jogo.
4ª Etapa: Será apresentado um jogo de trilha sobre o desperdício de água, é um jogo com dado no qual os alunos tem como objetivo chegar ao ponto de “chegada”, mas para isso eles precisam percorrer todas as “casas” e para passarem adiante eles precisam saber como economizar água, esse jogo será em grupos assim todos participarão, pois brincando eles poderão expor o que foi aprendido durante a aula.
5ª Etapa: Aplicar a atividade de avaliação que consiste em entregar uma folha com quadrinhos para cada aluno, nesses quadrinhos haverá pessoas desperdiçando e economizando água, o aluno terá a tarefa de marcar (com X) os quadros onde existe desperdício de água.

Avaliação

- A avaliação será feita mediante ao resultado da atividade de quadrinhos em que será considerado se a criança atendeu aos objetivos propostos na aula. 

Material Necessário

- Televisão;
- Aparelho de DVD;
- Vídeo “economizar água” da Turma da Mônica;
- Folhas com desenhos e cartazes;
- Jogo da Mônica (ampliado);
- Pia de Brinquedo.

Para Baixar o vídeo Click Aqui

3 comentários:

  1. Assim que tive conhecimento dessa postagem nesse plano, eu fiquei com o sentimento de dever cumprido quanto minha necessidade em ter que montar um plano desses... meus parabéns, está tudo muito perfeito...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Excelente plano.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo! Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu! Prometo responder você assim que possível...
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". (Paulo Freire)