sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Psicologia da Educação

MATURAÇÃO

É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas. A maturação conduz ao desenvolvimento do potencial do organismo.
Por isso a aprendizagem nunca pode transcender a maturação, para que a aprendizagem se processe, é necessário que o organismo esteja suficientemente maduro para recebê-la. Toda a atividade humana depende da maturação.

APRENDIZAGEM

É o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maturo, que se expressa, diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.
A aprendizagem abrange os hábitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva e a assimilação de valores culturais. A aprendizagem se refere a aspectos funcionais e resulta de toda a estimulação ambiental recebida pelo indivíduo no decorrer da vida. Logo, sofre interferências de vários fatores: intelectual, psicomotor, físico e social, mas é do fator emocional que depende grande parte da educação infantil.
Para que a aprendizagem provoque uma afetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida.
- cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único!

MOTIVAÇÃO

A aprendizagem depende basicamente da motivação. Cada indivíduo aprende de forma diferente.
Motivação é tudo aquilo que está por trás de nossos comportamentos; corresponde às razões de cada um de nossos atos.
A professora tem que propiciar uma aprendizagem significativa para o aluno.
- prestar atenção, compreender, aceitar, reter, transferir e agir são alguns dos componentes principais da aprendizagem, mas se o aluno não tem essa interação ocorre o distúrbio de aprendizagem.

O que é distúrbio de aprendizagem?

É uma dificuldade de aquisição de matéria teórica, embora apresentem inteligência normal ou acima da média e não demonstrem incapacidade ou desfavorecimento físico.
As crianças não são incapazes de aprender, pois os distúrbios não são uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados.
- Alguns distúrbios de aprendizagem: gagueira ou tartamudez, dislalia, disartria, dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade-TDAH, transtorno de déficit de atenção com hipoatividade.
- Pode um professor influenciar na formação do autoconceito positivo de seus alunos? E como?
O papel do professor é fundamental na formação do autoconceito positivo de seus alunos porque se o professor rotular a criança, por exemplo, de “burra” ela pode acabar se vendo como uma criança “burra” e isso irá influenciar em sua motivação. Essa criança vai acabar perdendo a vontade de aprender por medo ou por se sentir inferior as outras crianças. Por isso o professor tem o dever de estimular o crescimento emocional de seus alunos todos os dias, mostrar para eles que são inteligentes e capazes, dar às crianças a motivação de que necessitam para se sentirem seres humanos competentes e bem sucedidos.

Para saber mais: JOSÉ, ELISABETE da Araújo & amp; COELHO, MARIA TERESA – Problemas de Aprendizagem: Editora Ática: São Paulo, 2008

Um comentário:

  1. sou pedagoga e concordo com a grande responsabilidade que o educador tem na condução do ensino-aprendizagem. Um pequeno deslize, poderá acarretar enorme transtorno na vida escolar de um indivíduo. Devemos nos policiarmos e sermos ao invés de repressores, fomentadores do saber ...transformadores e fazermos das dificuldades diárias, nosso dever de casa. Professora Dejja. Brasília-DF

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